Atualizado: 24 de Jan de 2020

Toda mãe gosta de se informar sobre os marcos de desenvolvimento do bebê – e isso é muito importante! Um deles é quando os dentes do bebê começam a nascer.
É importante saber disso para poder acompanhar a evolução da dentição e principalmente saber como fazer a higiene oral da criança de acordo com a fase em que ela está. Além disso, é sempre bom verificar se a fase que a o bebê está mais choroso não é por conta de um dentinho que está vindo.
Quando os dentes do bebê começam a nascer?
Normalmente, os dentes do bebê começam a nascer entre 6 e 9 meses. São aqueles dois de baixo bem no meio. Que, aliás, são muito fofos, né?! Esses, em geral, são os primeiros dentes do bebê.
Entre 9 e 10 meses, os dois superiores começam a aparecer. Até os 12 meses, a criança deve estar com 4 dentes em cima e 4 embaixo – ao menos despontando. Em dois meses, nascem mais dois em cima e dois embaixo.
Até os 30 meses – 2 anos e meio – a criança estará com 20 dentes.
Veja o desenho na imagem abaixo:

Quais são os sinais e sintomas da primeira dentição do bebê?
Apesar de ser um momento muito fofo para os adultos, o aparecimento dos primeiros dentinhos é uma etapa de muito desconforto para os bebês. Embora não haja uma conclusão precisa dos especialistas, há muitos relatos sobre o aparecimento de sintomas como salivação excessiva, dor, febre e até alteração na flora intestinal. Além de muita, muita irritação.
Para mamães e papais poderem lidar melhor com essa fase, é preciso muita paciência e carinho, já que o humor dos pequenos tende a ficar bastante alterado. Além disso, é possível utilizar produtos específicos e truques para aliviar os sintomas (e a irritação) do bebê. Com alguns cuidados, será mais divertido acompanhar essa fase do crescimento, aproveitando cada sorriso.
Nesta fase, é comum que o bebê queira morder tudo o que vê pela frente – do mordedor até brinquedos e objetos espalhados pela casa. Tudo isso porque ele precisa massagear a gengiva, aliviando a coceira causada pela erupção dos dentinhos.
6 visualizações0 comentário